Sofá Womb
Depois de vencer o Concurso de Design Orgânico do Museu de Arte Moderna com Charles Eames por seus experimentos com compensado dobrado em 1941, Eero Saarinen estava ansioso para continuar explorando as possibilidades de um mobiliário que alcançasse conforto através da sua forma de concha, não apenas pelo amortecimento de sua espuma.
Inicialmente, ele começou a investigação com projetos para cadeiras de trabalho menores de fibra de vidro, mas mudou de direção quando Florence Knoll se aproximou dele e perguntou: “Por que não pegar o touro pelos chifres e fazer o grande primeiro? Quero uma cadeira que seja como uma cesta cheia de travesseiros … algo em que eu possa realmente me acomodar”. Embora não seja exatamente aí que a Saarinen terminou, a sugestão inspirou uma das peças mais icônicas e confortáveis do movimento de móveis modernos.
Como muitos dos designs de móveis da Saarinen, a Cadeira Womb exigia técnicas e materiais para produção ainda não explorados. Saarinen e Florence Knoll encontraram um construtor de barcos em Nova Jersey que estava experimentando fibra de vidro e resina para ajudar a desenvolver métodos de fabricação para a nova cadeira. Florence Knoll: “Ele era muito cético. Nós apenas imploramos a ele. Acho que éramos tão jovens e tão entusiasmados que ele finalmente cedeu e trabalhou conosco. Tivemos muitos problemas e falhas até que finalmente conseguimos uma execução que funcionasse.”